Vocabulário Básico com 10 Palavras para quem quer Começar a Investir

por William Hunt em

Montei esse glossário com dez palavras que todo investidor iniciante precisa saber para começar no mundo dos investimentos.

Montei esse glossário com dez palavras que todo investidor iniciante precisa saber para começar no mundo dos investimentos.

ATIVO E PASSIVO
Ativo é o que faz o dinheiro trabalhar pra você, o que retorna lucro ou dividendos, gerando aumento de renda, ou seja, tudo que coloca dinheiro no seu bolso. Exemplo: Cotas de um fundo de investimento, Papéis do Tesouro, Ações.

Passivo é basicamente tudo aquilo que não gera nenhuma renda e tira dinheiro do seu bolso. Exemplos: Contas a pagar, Impostos, Aluguel, Eletrodomésticos.

CARTEIRA
É o conjunto de investimentos, um grupo de ativos, de uma pessoa ou de uma empresa, que podem ser ações, fundos, títulos públicos, etc.

CORRETORA DE VALORES
São instituições financeiras voltadas para investimentos. 
Na corretora há opções para os mais diversos perfis e é possível conseguir excelente liquidez se a escolha for feita de forma correta.

O principal papel de uma corretora é atuar como intermediária na compra e venda de ativos financeiros, por exemplo, para uma pessoa física operar na Bovespa é necessário a intermediação de uma corretora autorizada.

CDI
CDI significa Certificado de Depósito Interbancário, ou seja, é a taxa usada pelos bancos para emprestar dinheiro entre si.

COTAÇÃO
É o preço de um determinado ativo num dado momento e é definida pela oferta e procura do mesmo no mercado. Quando a procura aumenta o preço sobe, quando a oferta é maior, o preço cai.

LIQUIDEZ
É a capacidade de um ativo ser convertido em dinheiro na sua conta corrente. Quanto mais rápido esse processo acontecer, mais liquidez seu investimento possui.

LASTRO
Depósito em ouro que serve de garantia ao papel-moeda.

RENTABILIDADE
Basicamente é o quanto de dinheiro um investimento te trouxe de volta.

SELIC
É a taxa básica de juros da economia no Brasil, utilizada no mercado interbancário para financiamento de operações com duração diária, lastreadas em títulos públicos federais. A sigla SELIC é a abreviação de Sistema Especial de Liquidação e Custódia.

TESOURO DIRETO
É um programa implementado em 2002 pelo Tesouro Nacional do Brasil, em parceria com a BM&FBovespa. O objetivo é tornar popular o acesso ao investimento em títulos públicos, possibilitando sua compra por pessoas físicas pela internet.



Descubra Agora 7 Passos Simples e na Prática 
Como Investir Seu Dinheiro, 
Fazendo ele Multiplicar até 3x Mais, 
Começando do Absoluto ZERO!! 

► BAIXE: E-BOOK GRATUITO COM 7 PASSOS PARA COMEÇAR A INVESTIR E MULTIPLICAR O SEU DINHEIRO: http://bit.ly/Ebook7PassosComoInvestir


► VISITE O SITE: http://www.williamhunt.com.br


► ME SIGA NO INSTAGRAM: @williamhuntbrasil

► ME SIGA NO TWITTER: @williamhuntbr


Grande abraço do seu amigo William Hunt.