Alguns Tipos de Risco nos Investimentos

por William Hunt em


Risco de Crédito: também conhecido como “calote”, o risco de crédito é a possibilidade de uma instituição não devolver o capital conforme acordado previamente.

Risco de Crédito: também conhecido como “calote”, o risco de crédito é a possibilidade de uma instituição não devolver o capital conforme acordado previamente. 
Seria o caso, por exemplo, de uma empresa que não honrou os seus pagamentos de debêntures ou de um banco que faliu e não permitiu o resgate dos saldos em Caderneta de Poupança.

Risco de Liquidez: é a dificuldade de transformar/resgatar o investimento em dinheiro quando precisar. O melhor exemplo de baixa liquidez é o vinculado à propriedade de um imóvel, cuja venda pode demorar anos para ser consolidada.

Risco de Mercado: quando falamos sobre riscos de investimentos, na maioria das vezes nos referimos à chance de que as aplicações não rendam o esperado, é o chamado risco de mercado. Esse risco está associado à volatilidade (flutuação) da cotação, preço ou rendimento de um ativo ao longo do tempo.

Risco Operacional: engloba tanto a possibilidade de falha técnica em uma operação quanto uma eventual fraude. Porém, esse risco é bem pequeno, uma vez que atualmente há uma forte fiscalização do mercado, além da utilização de tecnologia de ponta nas operações.

Risco Legal: basicamente é a situação de o investidor operar por meio de agentes não autorizados, efetuando operações à margem do conhecimento da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), por exemplo. Quando investidores são atraídos por pessoas que se apresentam como assessores de investimentos, prometendo de forma ilegal ou inverídica, retornos fora da realidade do mercado!


Grande abraço do seu amigo William Hunt.

★ Aprenda Como Multiplicar Seu Dinheiro de Maneira Fácil e Segura para Realizar Seus Sonhos e Salvar Sua Aposentadoria. Clique Aqui ↴

» Assine o Canal: Saiba como Economizar e Multiplicar o seu Dinheiro o ano todo ↴
http://bit.ly/CanalWilliamHuntBrasil

» Baixe Materiais Exclusivos e Gratuitos ↴
http://bit.ly/Materiais_Gratuitos_Financas

» Conheça o meu site ↴
https://www.williamhunt.com.br

» Me acompanhe nas Redes Sociais ↴
Instagram: https://www.instagram.com/williamhuntbrasil
Facebook: https://www.facebook.com/williamhuntbrasil

» Gerenciador e Simulador Financeiro GeTime ↴
https://www.getime.com.br/Simulator