A TAXA SELIC CAIU! Entenda como isso pode afetar o SEU BOLSO...

por William Hunt em

O COPOM (Comitê de Política Monetária do Banco Central) decidiu no dia 18/09/2019, a redução da taxa SELIC para 5,5% a.a, renovando a marca de menor taxa da história. Esse é o menor resultado desde sua criação, em 1986.

O COPOM (Comitê de Política Monetária do Banco Central) decidiu no dia 18/09/2019, a redução da taxa SELIC para 5,5% a.a, renovando a marca de menor taxa da história. Esse é o menor resultado desde sua criação, em 1986.

Bom, pra quem não sabe, o termo Selic significa Sistema Especial de Liquidação de Custódia, ou seja, a taxa SELIC é a taxa básica de juros do nosso país. Ela é uma taxa de referência para investimentos em Renda Fixa, Empréstimos, Financiamentos, etc.
Os cortes na Taxa SELIC são feitos para aumentar o consumo. Quando os juros caem, o valor do crédito também cai. Assim, as pessoas costumam buscar empréstimos, o que aumenta a circulação de dinheiro. Ao mesmo tempo, a inflação tende a aumentar.

A alta ou queda da taxa SELIC tem seu lado bom e lado ruim. Depende de como está sua situação financeira.

Por exemplo:
Se a taxa SELIC sobe: as dívidas ficam com as taxas de juros mais altas. Isso afeta empréstimos, negociação das dívidas, etc.
Já os investimentos de Renda Fixa passam a render mais.

Se a taxa SELIC cai (situação atual): esses produtos financeiros passam a ter suas taxas de juros menores.

Se você está investindo para sua reserva de emergência, não há mudanças, porque você quer um investimento seguro e que renda mais que a Poupança, certo? Ou seja, um CDB com liquidez diária que renda pelo menos 100% do CDI ou Tesouro Selic.

Entenda que mesmo a SELIC tendo essa queda, a Poupança ainda é um mal negócio e não ganha do Tesouro Selic!

Mas se você investe para Independência Financeira ou objetivos de longo prazo, vale a pena começar a estudar sobre Renda Variável (Fundos Imobiliários, Ações, etc.) para ter uma rentabilidade maior. Exige um pouco mais de cuidado e estudo, mas vale a pena.

Agora, se você tem dívidas, agora é o momento ideal de aproveitar a queda da SELIC para negociar.


Grande abraço do seu amigo William Hunt.

★ Aprenda Como Multiplicar Seu Dinheiro de Maneira Fácil e Segura para Realizar Seus Sonhos e Salvar Sua Aposentadoria. Clique Aqui ↴

» Assine o Canal: Saiba como Economizar e Multiplicar o seu Dinheiro o ano todo ↴
http://bit.ly/CanalWilliamHuntBrasil

» Baixe Materiais Exclusivos e Gratuitos ↴
http://bit.ly/Materiais_Gratuitos_Financas

» Conheça o meu site ↴
https://www.williamhunt.com.br

» Me acompanhe nas Redes Sociais ↴
Instagram: https://www.instagram.com/williamhuntbrasil
Facebook: https://www.facebook.com/williamhuntbrasil

» Gerenciador e Simulador Financeiro GeTime ↴
https://www.getime.com.br/Simulator