Open Banking e o Impacto dele no Mercado Financeiro

por William Hunt em

Instituições financeiras normalmente são conhecidas por terem um modelo de funcionamento em que todos os serviços e aplicativos são gerenciados 

Instituições financeiras normalmente são conhecidas por terem um modelo de funcionamento em que todos os serviços e aplicativos são gerenciados internamente, dando total controle sobre cada aspecto das suas operações. Porém, os custos pra isso são elevados, uma vez que a companhia terá que investir diretamente em uma série de rotinas e na manutenção de equipes especializadas.

O modelo de funcionamento do sistema bancário está passando por mudanças rápidas nos últimos anos. Os avanços da tecnologia permitiram que as instituições financeiras adotassem métodos mais flexíveis e meios de funcionamento mais inovadores.

Esse é o caso, por exemplo, dos bancos digitais e das fintechs.
Tais empresas contam com as vantagens de novas tecnologias para manter operações com foco em ambientes digitais e planos flexíveis.

O Open Banking é um modelo de negócios que funciona de uma forma diferente do sistema tradicional. A empresa passa a ter foco maior nos seus processos críticos, liberando interfaces baseadas em APIs para que outras empresas possam criar aplicativos que agreguem valor aos serviços do negócio. Assim, os bancos podem focar o seu serviço primário enquanto o desenvolvimento de aplicativos ou integrações passa a ser de responsabilidade de uma comunidade de servidores.

Resumindo: O Open Banking é uma prática que determina que os bancos sejam obrigados a compartilhar algumas informações de seus clientes, como saldo bancário e padrões de gastos, se estes solicitarem. Ou seja, os dados podem ser compartilhados com outras empresas – desde que o usuário autorize que isso aconteça. 

No Brasil, algumas instituições como o Banco do Brasil e Banco Neon já fazem parte dessa iniciativa. Elas buscam benefícios como maior engajamento de usuários, possibilidade aumentar a venda de produtos e serviços a partir do uso de suas APIs e ter um posicionamento de destaque no mercado.

E você, o que acha do modelo Open Banking?



Descubra Agora Os 10 Passos Principais 
Para Construir Riqueza, 
Aproveitar Sua Vida com a Família e 
Fazer a Viagem dos Seus Sonhos, 
Como eu Fiz e Você Também Pode, 
Conquistar sua Liberdade Financeira 
De Uma Vez Por Todas, 
Começando do ZERO!!

► BAIXE: E-BOOK GRATUITO: http://bit.ly/Ebook-PobreHoje-RicoAmanhã


► VISITE O SITE: http://www.williamhunt.com.br


► ME SIGA NO INSTAGRAM: @williamhuntbrasil

► ME SIGA NO TWITTER: @williamhuntbr


Grande abraço do seu amigo William Hunt.