Diferenças entre: Economizar x Poupar x Investir

por William Hunt em

Ter o orçamento financeiro sob controle é o desejo de todos, não é mesmo? Conseguir manter as contas em dia, guardar dinheiro para emergências ou até mesmo para realizar algum sonho, faz com que a maioria das pessoas busque alguma forma de organizar suas finanças.

Ter o orçamento financeiro sob controle é o desejo de todos, não é mesmo? Conseguir manter as contas em dia, guardar dinheiro para emergências ou até mesmo para realizar algum sonho, faz com que a maioria das pessoas busque alguma forma de organizar suas finanças. Para isso é necessário entender a diferença entre Economizar, Poupar e Investir, e saber o momento correto de executar cada uma dessas ações.

Então vamos lá!

Economizar: significa salvar dinheiro, gastar menos com alguma coisa do seu orçamento. Assim, você economiza quando compara preços antes de comprar, pede descontos na hora de pagar um produto à vista, gasta menos energia elétrica em sua casa ou deixa de fazer alguma compra por impulso. Aqui vem um ponto importante que a maioria das pessoas não conseguem entender, deixar de gastar mais é o mesmo que ganhar dinheiro, por exemplo: se eu decido lavar pessoalmente o meu carro em uma hora vaga e de quebra ainda me exercitar um pouco (hahaha), estarei ganhando o valor que seria pago para uma outra pessoa fazer o mesmo serviço, ou seja, eu não apenas deixei de gastar, mas sim, ganhei dinheiro lavando o meu carro.

Poupar: basicamente é guardar uma parte do que se ganha, ter o seu "dízimo pessoal". Esse é o grande segredo para ter prosperidade e se tornar uma pessoa rica.
Acumular valores no presente para utilizá-los no futuro, formando uma reserva financeira.

Investir: é colocar o seu dinheiro para trabalhar para você, fazendo ele se multiplicar.
É através do investimento que a decisão de economizar e poupar vai te trazer resultados no futuro. Todo investimento é recompensado por um rendimento.
Existem várias opções de investimentos que são considerados de baixo risco, por exemplo: poupança (porém eu não recomendo, pois na maioria das vezes rende menos do que a inflação e você acaba perdendo dinheiro), Tesouro Direto, CDB, LCI, LCA, Fundos de investimento, etc;

Na hora de escolher o melhor investimento é preciso ter algumas coisas em mente: para que esse dinheiro será utilizado no futuro? Por quanto tempo é possível deixar ele parado? Além disso, é essencial saber quais as taxas de rentabilidade e quais os riscos de cada um deles, bem como quais impostos podem ser cobrados.

E você, pratica alguma dessas opções: Economizar x Poupar x Investir? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.



Descubra Agora 7 Passos Simples e na Prática 
Como Investir Seu Dinheiro, 
Fazendo ele Multiplicar até 3x Mais, 
Começando do Absoluto ZERO!! 

► BAIXE: E-BOOK GRATUITO COM 7 PASSOS PARA COMEÇAR A INVESTIR E MULTIPLICAR O SEU DINHEIRO: http://bit.ly/Ebook7PassosComoInvestir


► VISITE O SITE: http://www.williamhunt.com.br


► ME SIGA NO INSTAGRAM: @williamhuntbrasil

► ME SIGA NO TWITTER: @williamhuntbr


Grande abraço do seu amigo William Hunt.